Buscar
  • sollarsustentavel

O que é Arquitetura sustentável?

Arquitetura sustentável pode ser compreendida como a forma de conceber o projeto de arquitetura, através da otimização dos recursos naturais e sistemas construtivos de edificação, com o propósito de reduzir o impacto ambiental do edifício sobre o meio ambiente e seus habitantes. Seus resultados proporcionam conforto ambiental, eficiência energética e uma série de outros benefícios, como economia de energia elétrica e água, através dos resultados potencializados pela adequada utilização dos elementos naturais, como o vento, a água e o sol.


Os projetos aliados aos recursos da natureza, devem garantir a sustentabilidade do planeta e atender a necessidade econômica e social dos clientes.


Projetos com viés da Sustentabilidade:


Laje Jardim / Telhado Verde


Os telhados verdes constituem a implantação de solo e vegetação em uma camada impermeabilizada sobre a cobertura dos edifícios. Seu uso proporciona a redução de até 4 graus Celsius, no interior do imóvel, reduzindo o consumo de ar condicionados e ventiladores e por consequência a conta de energia, melhora a qualidade do ar por conta da produção de oxigênio das plantas, atua como isolamento acústico, reduzindo os ruídos do entorno, além de regular a umidade do ar no entorno e ajudar a reter a água da chuva, impedindo que ela caia direto nas galerias urbanas.


Parede com jardim vertical


Técnica que permite cultivar espécies de plantas e flores de diferentes tipos em muros, paredes e fachadas de casas e prédios. Os jardins verticais não ocupam espaço no solo, são práticos e, além de ajudar a filtrar o ar, são aliados na redução da poluição visual e sonora, pois funcionam como revestimento térmico e acústico para os ambientes, também contribuindo com a harmonização de ambientes.


Aquecedor Solar


É um sistema responsável por aproveitar a energia do sol para aquecer a água, através dos painéis termo-solares. Ele pode ser usado em residências, edifícios, hospitais, hotéis, clubes, indústrias e outros lugares. Economiza em até 70% o uso da energia destinado a água quente.

Reaproveitamento de Água

O reaproveitamento da água pode ser considerado uma das melhores e mais eficazes alternativas para sua economia, podendo ser instalado em casas, apartamentos, comércio e condomínios.O aproveitamento da água das chuvas representa uma economia de 50% na conta de água, e seu uso é restrito a áreas de jardins, limpeza de piso e do carro, mas também podem ser usadas para descargas em vaso sanitário, nesse caso, como uma instalação independente e alternativa à convencional.

4 visualizações0 comentário